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Adaptação à Inteligência Artificial: Por que sua empresa deve começar agora

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No artigo de hoje vamos explorar a Inteligência Artificial (IA) no mundo empresarial, seus impactos e por que sua empresa  precisa começar a se adaptar a ela.

Também faremos uma análise de como a IA pode auxiliar na otimização de processos, a  melhorar a experiência do cliente e potencializar a eficiência operacional numa empresa, além de abordar os desafios que a instituição pode enfrentar na implementação da IA.

O que é Inteligência Artificial e como ela está transformando o mundo empresarial

A IA nas empresas vem apresentando resultados bastante expressivos na produtividade e em diversas áreas de uma empresa, já que a utilização de sistemas inteligentes potencializa os processos e transforma as relações de trabalho.

De acordo com o foco do negócio a IA atua e impacta de modo diferente, mas o que é inegável é que este é o momento certo para sua empresa aproveitar as oportunidades que essa inovação oferece. 

De forma geral, quem possui um negócio está começando a entender o poder da IA nas empresas, devido ao fato desta remeter à capacidade das máquinas de pensarem de forma semelhante a um ser humano.

Então, pode-se definir a IA como máquinas que apresentam habilidades de:

  • Aprendizagem;
  • Raciocínio;
  • Diferenciação;
  • Tomada de decisões.

Algumas máquinas são capazes de fazer isso superficialmente, já outras, de maneira mais específica, a depender do objetivo para qual elas foram projetadas. E essas habilidades são melhoradas com base nas experiências anteriores.

Como a IA vem impactando nas empresas? 

A IA tem impactado profundamente os negócios, efetivamente transformando a forma como as empresas funcionam, oferecendo novas oportunidades para inovar e melhorar a eficiência. 

Alguns dos principais impactos da IA nas empresas são: 

Decisões baseadas em dados

A IA faz com que as empresas tomem decisões baseadas em dados, já que algoritmos de aprendizado de máquina conseguem analisar grandes quantidades de dados a fim de identificar tendências e padrões para antever comportamentos do cliente ou para tomada de decisões estratégicas.  

Economia nos custos 

A IA otimiza a cadeia de suprimentos, ao identificar oportunidades de redução de custos pela automação de processos, que reduz a necessidade de mão de obra humana, em demandas repetitivas e de baixa complexidade, reduzindo o tempo e os custos humanos dessas tarefas. 

Maior segurança

A IA ainda pode detectar ameaças de segurança cibernética, identificando padrões de tráfego suspeitos e soando o alerta para as equipes de segurança, bem como identificar vulnerabilidades de segurança nos sistemas e softwares da empresa facilitando a prevenção de ataques e permitindo que as equipes respondam mais rapidamente aos incidentes de segurança, reduzindo a probabilidade de violações de dados.

Uma consultoria para quem deseja mais da sua empresa.

Como a IA pode ajudar a sua empresa a otimizar processos e melhorar a eficiência operacional

A IA é muito promissora nas empresas em diversos âmbitos - melhorando o cotidiano de trabalho como um todo e minimizando erros. Selecionamos algumas situações em que a IA pode ajudar a sua empresa de forma significativa.

Possibilita a previsão de falhas

As soluções de IA, usando algoritmos de aprendizado da máquina, realizam o monitoramento contínuo do desempenho do sistema da empresa, identificando padrões que indiquem falhas iminentes. 

A previsão de falhas é útil para agendamento de manutenções preventivas e programação de paradas que causam menos impacto operacional, além de possibilitar proatividade para resolver possíveis problemas antes que eles ocorram, garantindo a continuidade operacional sem imprevistos e gastos desnecessários.

Melhora a eficiência operacional

Soluções baseadas em IA podem melhorar significativamente a eficiência operacional das empresas pela capacidade de analisar informações de vários sistemas e identificar áreas que precisam de melhorias.

Isso permite que a TI identifique gargalos e processos ineficientes, melhorando a produtividade e desenvolvendo soluções que reduzam o tempo de conclusão das tarefas. 

A IA inclusive torna o gerenciamento mais eficiente e adaptável para as mudanças do mercado, colocando a empresa num patamar mais competitivo.

Gestão de processos

Existem plataformas que usam a IA para automatização e gestão de processos internos de acordo com o segmento do negócio.

A Inteligência Artificial ainda contribui ao executar atividades que demandariam muito tempo e atenção dos colaboradores que, por sua vez, poderão dedicar seus conhecimentos em operações mais estratégicas para a empresa.

Processos mais burocráticos podem facilmente ser executados por softwares de Inteligência Artificial, por exemplo: fazendo a gestão de contas a pagar, emitindo notas e realizando o controle do faturamento e/ou do estoque.   

A importância da IA na personalização da experiência do cliente

As empresas estão adotando avidamente o potencial da IA para fornecer experiências personalizadas aos seus clientes, que hoje querem se sentir valorizados e compreendidos, e, aqui, a personalização entra como estratégia fundamental.

 O potencial da IA ​​para a empresa adaptar-se às experiências de acordo com as preferências e comportamentos de cada cliente é muito promissor, mas, para que isso tenha sucesso, as marcas precisam atrair os consumidores. 

O nível de conforto do consumidor é aumentado pela IA que, se implementada com cuidado e responsabilidade, oferece dados de alta qualidade, permitindo que as marcas criem uma conexão mais profunda que culmina no aumento de gastos e na fidelidade à marca.

A IA está mudando a forma que as empresas gerenciam dados

Inúmeras empresas estão recorrendo à IA para aproveitar o extenso volume de dados em tempo real que ela oferece para  potencializar seus esforços de personalização.

Quando utiliza a IA, a empresa consegue automatizar e personalizar a análise de dados de forma a garantir que as informações sejam entregues à equipe no momento certo.

E para melhorar os resultados da IA as empresas também precisam investir na qualidade dos dados, usando ferramentas eficazes para o gerenciamento de dados, mas sem esquecer do uso de dados primários.

Ou seja, além da solução de IA, é importante que a empresa trace estratégias personalizadas que atuem em conjunto com essa tecnologia, potencializando a qualidade no uso das informações obtidas.

Como começar a implementar a IA na sua empresa? Nove passos básicos!

Se sua empresa visa utilizar soluções de IA, siga o roteiro abaixo:

  1. Identificar as áreas nas quais a IA ajudará a impulsionar o negócio;
  2. Envolver a equipe de liderança e colaboradores para a implantação da tecnologia;
  3. Escolher a tecnologia de IA que esteja mais adequada e alinhada com as necessidades da empresa;
  4. Garantir que a empresa tenha os dados necessários para treinar a IA;
  5. Preparar a equipe para o trabalho com a IA;
  6. Garantir que os colaboradores saibam utilizar eficazmente as informações geradas pela IA;
  7. Implementar a IA gradualmente para minimizar o impacto nos negócios;
  8. Agir de forma que a IA funcione conforme o esperado;
  9. Medir e avaliar os resultados da IA, ajustando caso necessário para maximizar os benefícios.

Principais desafios das empresas para implementar a IA

Reunimos a seguir os principais desafios para implementação da IA que praticamente toda empresa enfrenta.

A cultura organizacional não vê valor na IA

Isso se dá pela falta de compreensão sobre a tecnologia - especialmente entre profissionais não ligados à TI, e esse problema é praticamente duas vezes mais comum nas empresas sem nenhum projeto de IA do que aquelas que já adotam alguma solução assim.

Dificuldade de identificar uso apropriado ao negócio

Ter visão e estratégia em IA que se alinhe à estratégia da organização é o que vai definir a capacidade da empresa de financiar a solução e gerar performance eficaz com ela, além de evitar metas inatingíveis.

Falta de profissionais qualificados

Projetos de IA bem-sucedidos reúnem conhecimento técnico e compreensão de negócio, como profissionais modeladores de machine learning e cientistas de dados. Mas existe aqui uma carência difícil de ser suprida, pois profissionais assim, além da expertise técnica e teórica, precisam da prática - que é ligada especificamente ao negócio, permitindo identificar casos de uso da IA apropriados ao negócio. Isso torna comum que os profissionais aprendam na prática, dentro das empresas.

Falta de dados ou problema na qualidade destes

Problemas como falta ou inconsistência são comuns para quem começa com a IA e isso acontece por dados coletados em diferentes atividades, com formatos variados e em lugares distintos, pela falta de um repositório unificado em que os dados possam ser higienizados e acessados.

Desafios na infraestrutura técnica

Quando a infraestrutura técnica não suporta a quantidade de dados necessária ou o processamento necessário, o projeto da IA terá dificuldades, pois a falta de infraestrutura adequada ocorre pelo fato de que nem todas as organizações estão aptas a integrar IA nos processos, seja por infraestrutura antiga ou não despreparada.

Exemplos de empresas que estão obtendo sucesso com a implementação da IA

Confira alguns cases de sucesso, nos quais a IA revolucionou positivamente o negócio:

  • Oi: o recurso de IA Joice, criado pela empresa em sua estratégia de transformação digital, aprimorou o relacionamento com os clientes;
  • Amazon: vocalizou a IA através da Alexa, a assistente virtual da Amazon que resolve praticamente tudo o que a pessoa precisa;
  • Google: investindo pesado em IA desde 2017, criou uma das mais avançadas tecnologias de reconhecimento facial do planeta;
  • Berrytech: vem se atualizando sobre a utilização da IA e a utiliza para entregar melhores resultados aos clientes.

O futuro do mundo empresarial está se vinculando à IA

A tecnologia foi se aprimorando para tornar-se aliada dos negócios e avanços significativos, como o uso da IA tornam os processos otimizados com uma rapidez que impressiona. Então, se sua empresa busca ser competitiva no mercado, é importante que esteja sempre atualizada sobre as inovações, usando as melhores ferramentas que culminem na melhoria da produtividade do negócio.

Uma consultoria para quem deseja mais da sua empresa.