É através dos canais de venda que o cliente passa a ter contato com a sua empresa. É aí que ocorre a atração do público que ainda não é seu cliente, mas tem intenção de compra do seu produto ou serviço.
Você sabe o que é um canal de vendas?
Ele é um meio pelo qual uma empresa vende para seus consumidores. Ele pode ser usado para vender produtos ou serviços, seja online ou offline.
É através dos canais de venda que o cliente passa a ter contato com a sua empresa. É aí que ocorre a atração do público que ainda não é seu cliente, mas tem intenção de compra do seu produto ou serviço.
Eles são muito importantes no cotidiano de uma empresa e fundamentais para alavancar as vendas do seu negócio.
Por isso, dedicamos o artigo de hoje especialmente para falar sobre os canais de venda - o que são e a sua importância.
Escolher os canais de venda mais adequados e que trarão melhores resultados vai depender do que mais faz sentido para o seu negócio e que vai de encontro aos interesses do seu público-alvo.
O primeiro passo é fazer as seguintes perguntas:
Faça essas perguntas e analise as respostas e perceba que outras características para descobrir qual o(s) canal(is) mais adequado(s) às especificidades da sua empresa.
Mesmo uma única empresa pode contar com diversos canais de venda, especialmente se o segmento atrai públicos alvo mais variados.
Além disso, mesmo que o cliente não efetue a compra em um canal de vendas específico, a sua marca beneficia da mesma forma devido a exposição e divulgação.
Implementar uma estratégia de canais de venda que seja eficiente, envolve planejamento. Escolher o canal ou os canais que sejam mais adequados para o seu negócio é uma decisão que precisa perpassar as especificidades do seu produto e do seu cliente.
Você deve em primeiro plano avaliar:
Com base nesses dados você irá elaborar a estratégia que irá funcionar no seu negócio. Nem sempre algo quando algo funciona numa outra empresa, irá funcionar para a sua também.
O mundo está em evolução, cada vez mais rápido - principalmente na área da tecnologia - o que possibilita que surjam novos canais de vendas, novos interesses, novas maneiras de interagir e tendências inovadoras - já que o consumidor do século XXI é extremamente adaptável e constrói novos hábitos com uma velocidade impressionante.
Portanto, sua empresa pode - e deve! - investir em novas formas de conhecer melhor seu cliente - inclusive utilizando-se de ferramentas como pesquisas e captação de dados visando abordar a escolha dos canais de vendas mais assertivamente, evitando a prática da “tentativa e erro”.
Uma coisa precisa ser destacada - anote aí pois é muito importante: canais combinados têm melhores chances de um desempenho positivo. Isso se dá devido ao perfil do consumidor de hoje estar em múltiplos canais e sempre interessado em se inteirar sobre como sua empresa se comporta.
Portanto, mesmo as empresas físicas precisam considerar marcar presença nas mídias sociais e em marketplace.
Já empreendimentos efetivamente digitais percebem maiores vantagens ao optar pelo uso de estratégias como o e-mail marketing ou o Google AdWords.
Busque avaliar o que funciona melhor para o seu cliente e para o seu negócio e faça a melhor escolha.
Existem distintas categorias de canais de vendas. É necessário que você as entenda de forma a escolher as mais adequadas para o seu negócio e aos seus objetivos e que vise otimizar os resultados.
A primeira divisão que você precisa entender e dominar é entre:
Exemplos:
A pandemia aumentou muito as vendas online. O distanciamento social alavancou as vendas a distância e até mesmo os mais desconfiados em comprar dessa forma acabaram por se render.
Pesquisas apontam que 57% das pessoas estão mais propensas a comprarem pela internet ou retirar em loja - até mesmo para as compras de mercearia e conveniência - setor que ainda "engatinhava" na questão das vendas online.
Ou seja, sua empresa estar presente no mundo online é imprescindível - confira alguns Canais de vendas online que selecionamos pra você.
E-commerce
Apesar do nome chique, nada mais é do que a loja virtual da sua empresa. Nesse tipo de canal de vendas, o site fica sob inteira responsabilidade da marca que vende os produtos.
O canal é comandado pela empresa e tem um layout próprio.
Marketplace
Na contramão do e-commerce, o marketplace já é formado por uma infinidade de marcas e lojas variadas.
Esse é o caso de sites como:
Para que você venda nessas plataformas, existem algumas regras de divulgação e demanda de estoque que devem ser respeitadas e variam de um site para outro.
Vale ressaltar que o marketplace é uma boa opção para trazer visibilidade à sua marca e facilita muito nas questões burocráticas - já que essas ficam sob responsabilidade do site onde os produtos serão comercializados.
E-mail Marketing
O e-mail marketing consiste no envio de e-mails para os seus leads e consumidores ou potenciais clientes.
Mas para esse canal de vendas ser efetivo, você vai precisar de uma boa base de leads, além de segmentar o envio dos emails de acordo com o momento em que cada pessoa está na jornada do comprador.
Esse canal é excelente para:
Google Adwords
Google Adwords é uma estratégia de marketing digital que funciona comprando palavras-chave para a sua marca aparecer nos resultados de busca quando o cliente procura um determinado termo.
Sites que utilizam AdWords costumam estar no topo da lista de resultados dos sites de busca - e tendem a ser os primeiros nos quais o consumidor vai clicar.
Redes sociais
Facebook e Instagram já oferecem opções especializadas para venda de produtos e serviços.
O Facebook possui o seu próprio marketplace e o Instagram, ao usar com uma conta empresarial, é possível publicar uma foto mostrando os valores dos produtos.
Com o recurso do Instagram Shopping, é possível criar uma espécie de loja nesta rede social.
Programa de afiliados
Programa de afiliados é um canal indicado para empreendimentos digitais com baixo investimento.
Os afiliados nada mais são do que pessoas que vendem produtos e serviços de terceiros no seu site ou nas suas redes sociais. O pagamento costuma ser feito pela modalidade de comissões.
Mesmo com o boom exponencial de crescimento dos canais de vendas online, os canais offline seguem firmes e não perderam a importância. Isso porque 90% das pessoas costumam fazer uma pesquisa na internet antes de comprar nas lojas físicas. E seis em cada 10 consumidores visitam a loja física antes de comprar pela virtual.
Ou seja, as duas formas de comércio exercem influência uma sobre a outra.
Por isso agora vamos conhecer alguns dos principais canais de vendas offline.
Pontos de vendas e lojas físicas
Estas podem ser uma excelente escolha para marcas de roupas e sapatos, já que muitos clientes preferem experimentar o produto antes de fazer a compra e na certa vão optar pelo local físico ao invés do virtual.
Mesmo assim, muitas lojas físicas gostam de manter uma página nas redes sociais, onde podem mostrar novidades, atraindo e fidelizando o consumidor.
Venda direta
São as vendas como:
O contato do vendedor é direto com o consumidor através de visitas e divulgação de catálogo ou mostruário.
A equipe geralmente é de representantes comerciais sem vínculo empregatício direto e que recebem por comissão.
Telemarketing
O telemarketing é um meio mais direto de entrar em contato com o cliente. Muito usado por empresas de telefonia - ele corre o risco de ser considerado inconveniente quando feito com insistência exacerbada.
Neste canal o vendedor pode tanto efetuar uma venda quanto agendar a visita do representante comercial.
Televisão
A TV é o canal de vendas que mais recebe investimentos do marketing em território brasileiro - isso por ser um canal com um público amplo e variado, atingindo diversas faixas etárias e camadas sociais.
Sua desvantagem é que o espaço para publicidade na televisão é muito dispendioso.
Escolher um ou mesmo múltiplos canais de venda fica muito mais fácil quando você conhece bem a sua clientela e sabe os objetivos que a sua empresa busca atingir.
Fazer uma captação bem estruturada e uma análise minuciosa dos dados da jornada de compras podem auxiliar significativamente nessa tomada de decisão, facilitando-a consideravelmente
Com apoio da tecnologia, sua empresa pode tomar decisões mais assertivas e baseadas em dados. E ao utilizar os canais de vendas mais adequados para o seu negócio você ganha em produtividade e eficiência, alavancando seus lucros!