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Como desenvolver líderes dentro da minha empresa

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Dentro de uma empresa, há pessoas que se identificam com a cultura do negócio em que trabalham e que motivam o time, levando-o numa crescente positiva, tornando possível ter equipes que trabalham de forma alinhada, aumentando a produtividade e melhorando os resultados.

Dentro de uma empresa, há pessoas que se identificam com a cultura do negócio em que trabalham e que motivam o time, levando-o numa crescente positiva, tornando possível ter equipes que trabalham de forma alinhada, aumentando a produtividade e melhorando os resultados.

Com bons líderes, a empresa tem pessoas que sabem tomar decisões de forma assertiva e agindo de maneira estratégica, auxiliando a preparar a organização para mudanças no panorama do mercado ou para possíveis cenários de incerteza que porventura possam ocorrer.

Aqueles dotados de perfil para liderança auxiliam ainda a melhorar o clima organizacional e criam uma cultura de valorização das pessoas da equipe, ajudando na retenção de talentos.

Mas muitas organizações têm dúvidas sobre como desenvolver líderes dentro da sua empresa. Se esta é a sua dúvida então prossiga a leitura que vamos dar o passo a passo.

Dicas para desenvolvimento de líderes

Selecionamos abaixo algumas dicas para desenvolver líderes dentro da sua organização. Confira:

Observe e identifique competências a serem aprimoradas

Mesmo sendo possível formar lideranças, não são todas as pessoas detentoras desse perfil. Por isso, é importante observar as pessoas e identificar aquelas com características de liderança.

Para descobrir isso é ideal incentivar o trabalho em equipe para conhecer as competências interpessoais e identificar esses talentos, para após verificar as características que se sobressaem e as que precisam ser desenvolvidas.

Com esses dados em mãos a empresa deve incentivar a pessoa a fazer cursos voltados para o seu desenvolvimento pessoal para adquirir habilidades comportamentais e desenvolver questões passíveis de melhoria.

Crie espaço para a exposição de ideias

Ao reconhecer quem possui potencial de liderança, o passo seguinte é dar espaço para a pessoa expor suas ideias, levantar pontos que podem oferecer soluções inovadoras para o seu negócio.

Promova a autogestão e a proatividade

Procure incentivar a autogestão de forma que a pessoa possa se gerenciar sozinha, escolhendo quais decisões tomar em relação a suas tarefas e responsabilidades.

Ao dar esta abertura, de quebra se estimula a proatividade, já que isso dá ao indivíduo mais liberdade para agir, estimulando-o a antecipar soluções e prevenir problemas que poderiam ser prejudiciais para a empresa.

Estimule a cultura do feedback

Ao liderar, dar e receber feedbacks é algo essencial e natural, pois é com isso que as relações entre as equipes ficam mais transparentes.

Quem busca se tornar líder necessita ter esse retorno a fim de saber como está seu desempenho, seus pontos fortes e fracos.

Ao estabelecer essa cultura, o futuro líder aprenderá como dar feedbacks para o seu time da melhor maneira.

Invista em treinamentos

Empresas que buscam ter líderes em seus quadros precisam obrigatoriamente disponibilizar treinamentos.

O ideal é investir em capacitações voltadas para a área de gestão e também para as habilidades comportamentais, que trazem ganhos para o relacionamento interpessoal do futuro líder.

Valorize o desempenho individual e da equipe

Para que as pessoas direcionem sua carreira para cargos de liderança elas precisam se sentir seguras na organização. Para isso, busque acompanhar a performance das equipes e valorizar os melhores talentos, para que o indivíduo saiba que a empresa acredita na sua capacidade e de que ele tem potencial para elevar o patamar da sua vida profissional.

Ofereça um plano de carreira atrativo

A empresa deve demonstrar que está organizada para receber seus líderes oferecendo um plano de carreira.

Ele é a chave para que as pessoas saibam que têm espaço para crescimento na sua organização, que há melhorias de cargo e salário, e que é possível assumir uma posição de gestão e liderança.

Passo a passo para desenvolver um programa de liderança

Existem tipos de programas e estratégias para o desenvolvimento de líderes. Mas ao escolher um programa de liderança, procure considerar alguns fatores. Veja quais são eles.

Indicação dos gestores

Os próprios gestores das áreas devem indicar entre os colaboradores, aqueles mais aptos a participar do programa.

Isso porque um bom líder consegue ser avaliado positivamente pelos seus pares, então busque incluir profissionais com esse perfil.

Uma consultoria para quem deseja mais da sua empresa.

Disponibilidade para o aprendizado

Observe a disposição da pessoa em aprender, uma vez que o objetivo é desenvolver um programa de treinamento de longo prazo, que auxilia no aperfeiçoamento dos líderes.

Alinhamento dos objetivos

Para que o programa funcione, ele precisa estar alinhado aos objetivos estratégicos da empresa, considerando as reais necessidades do seu negócio e a sua cultura empresarial.

Tenham um programa baseado nas competências mais importantes para o pleno desenvolvimento do seu negócio.

Ajuda de serviços especializados

Busque a expertise de quem lida com formação de lideranças e evite embarcar em fórmulas prontas. O programa precisa ser alinhado de acordo com as características da empresa, considerando:conteúdo, duração, metodologia, entre outros aspectos.

OS BONS COSTUMES DE UM LÍDER quais são eles?

Um líder genuíno possui uma gama de valores que baliza suas decisões e comportamentos nas tarefas do cotidiano, além de um senso de coletividade ideal para um contexto de gestão de pessoas e processos.

Com certeza algumas habilidades naturais contam, mas outras podem ser desenvolvidas a partir da ideia de que é preciso autoconhecimento e mudança para ser um líder de verdade, deixando de lado a crença de que por estar em um degrau acima na hierarquia, isso já o transforma em líder.

Entre os costumes que fazem um líder verdadeiro no seu papel de liderança nas empresas, podemos destacar:

Respeito é via de mão dupla

Um bom líder ao se deparar com uma situação com a qual não concorda deve demonstrar respeito às pessoas envolvidas, pois somente respeitando todos - independentemente da sua posição na hierarquia é que a pessoa poderá ser um líder de verdade.

Agir com honestidade e transparência

Quando uma equipe não sente honestidade e transparência de seu superior, ela vai agir de acordo com isso, o que gera desgastes, problemas de comunicação e desconfianças infundadas.

Um líder deve sempre ser honesto e transparente com seus liderados, de forma a inspirar a equipe a fazer o mesmo - tanto internamente, na vida profissional - como externamente nas relações pessoais.

Ter clareza ao se comunicar

Oferecer uma comunicação mais eficiente entre um líder e sua equipe ajuda a entregar resultados compatíveis com as expectativas da chefia, ao ter tudo explicitado e acordado.

O diálogo é fundamental para o trabalho fluir com menos atrito e a liderança aconteça eficazmente.

Um líder inclusive deve saber como e quando falar.

Delegar funções e confiar nos liderados

Supervisores que querem ter muito controle mostram dificuldade em delegar tarefas, preferindo fazer por conta própria do que pedir ajuda.

Mas um bom líder é aquele que consegue visualizar o que cada membro da equipe sabe fazer de melhor e aproveitar tais qualidades.

Existem inclusive aqueles que delegam, mas não confiam, o que não é saudável, pois é necessário existir confiança mútua para que os subordinados não sintam sua competência questionada.

Exemplo vale mais que palavras

Um bom líder só consegue conquistar a confiança da equipe e consolidar sua posição quando ele age de acordo com o que fala. O exemplo inspira e ensina de forma muito mais abrangente e profunda que discursos vazios.

Demonstrar positividade

Um bom líder mostra transparência e busca sempre manter uma atitude positiva frente aos desafios para que a equipe não seja tomada pela insegurança.

A atitude positiva mostra para a equipe que seu líder deposita confiança nela e que eles são capazes de resolver questões desafiadoras.

Um supervisor pessimista cria um clima de derrotismo que desestimula seus liderados, por isso demonstrar coragem e encorajar sua equipe é essencial.

Oferecer um senso de propósito

Esse é um dos maiores méritos de um líder. Oferecer uma ideia, uma inspiração, um senso de propósito, conseguir convencer a equipe com sinceridade, de que todos estão envolvidos em um projeto maior, que precisa do esforço coletivo, é imprescindível.

Engajar a equipe numa missão é a melhor forma de conseguir o apoio de todos e garantir que mesmo nas dificuldades será possível contar com a resiliência e perseverança de um líder.

Compreender as especificidades de cada um

Um erro comum é acreditar que a equipe é um conjunto homogêneo de pessoas, porém, por mais que haja um senso de coletividade, cada profissional tem um conjunto de características que o faz único.

Portanto, um líder de verdade sabe que cada pessoa tem suas especificidades, sua história, sua personalidade.Portanto, um líder deve conhecer a fundo, como cada um dos membros funciona de forma a dialogar de forma inteligente.

O bom líder reconhece como se comunicar com cada perfil de colaborador, de forma a potencializar suas qualidades e extrair seus talentos humanos para que estes atuem a serviço da empresa.

Desenvolver líderes é necessário nas empresas

Se sua organização almeja estar pronta para as mudanças no mundo corporativo ela precisa preocupar-se em formar pessoas com perfil de liderança.

Isso auxilia a reter talentos, gerar mais produtividade e alavancar o crescimento do negócio.

Desta forma é importante construir um planejamento voltado ao desenvolvimento de líderes, a fim de poder contar com profissionais que possam fazer a diferença, sempre conduzindo seu negócio com segurança e motivando os colaboradores.

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