Voltar

14 ideias criativas para padaria vender mais

Publicado em

Aprenda 14 ideias criativas para padaria que realmente geram resultados como aumento de vendas e fidelidade dos clientes! Não esqueça de aplicar a ideia bônus.

Para sua padaria vender mais só falta uma coisa: Você ler esse artigo até o final.

Falta não, faltava… pois tenho certeza que você vai aplicar todas essas ideias em sua padaria.

São ideias práticas para você aplicar agora mesmo!

Entendendo - Porque algumas padarias não vendem mais

Você sabia que o principal motivo das padarias não venderem mais é pelo simples fato de não ter o produto para vender? Parece meio óbvio, mas se você possui ou já trabalhou em uma padaria sabe do que eu to falando. Cliente chega e não tem o produto Produto acaba antes do horário de pico Produto nem foi fabricado no dia Esses são só alguns dos problemas gerados pela falta de um cronograma de produção. Por isso, vou separar um capítulo desse artigo para falar exclusivamente sobre a primeira ideia: Cronograma de produção.

O que é cronograma de produção?

O cronograma de produção é um documento que indica quais e quantos produtos serão necessários produzir a cada dia. Seus principais objetivos são:

  • Orientar a equipe de produção para o que e quanto produzir a cada dia
  • Não deixar faltar produto na área de vendas (evitar rupturas)
  • Melhorar a eficiência da equipe da padaria
  • Aumentar vendas

Fique tranquilo que fazer o seu próprio cronograma de produção é mais simples do que parece.

O primeiro passo é definir o mix de produtos que você vai vender. Se você está confuso em como fazer essa tarefa, comece listando os produtos que você produz atualmente em seu negócio.

O segundo passo é definir o dia e a quantidade que cada produto será produzido.

O cronograma de produção é bem simples e fácil de entender, mas ele é trabalhoso e precisa de alguns pontos de atenção:

  • Observe o histórico de vendas dos produtos para criar um cronograma preciso. Por exemplo, nos últimos 6 meses, nas primeiras “sexta-feira do mês” eu vendi em média 14 kg de pão de queijo. Nesse caso, como quero obter a venda média e mais um crescimento, vou projetar a venda de 15 kg de pão de queijo.
  • Fique atento para que o histórico não te engane, por exemplo, um bolo confeitado pode apresentar grandes quantidades vendidas no histórico, mas pode se tratar de alguma encomenda para festa de aniversário, realizado na ocasião.
  • Tenha cautela com dois principais problemas: perda de vendas (por pouca produção) e perda de produtos (produção em exagero). A melhor forma de evitar esses problemas é medir a ruptura e a perda de perto, ajustando o cronograma de produção sempre que necessário.

Vamos para o que interessa - Ideias criativas para padaria

A produção de uma padaria ou confeitaria possibilita a criação de muitas alternativas para aumento de vendas. Vamos trazer algumas ideias práticas, já validadas em centenas de lojas, que você precisa saber. Siga os passos e aplique em sua empresa para colher resultados incríveis!

Ideia #1 - Festivais de produtos

Festival do pastel, festival do sonho, festival do morango, festival dos doces… enfim, use sua criatividade para fazer festivais de diversos produtos, lembre se que ações comerciais movem os negócios e é isso que separa empresas de sucesso, das empresas que apenas sobrevivem.

Gosto de ressaltar que o festival é um “algo a mais” para o seu cliente, que vai além do seu mix de produtos.

Para fazer o festival, siga os seguintes passos:

  • 1º Defina qual produto e a data do festival;
  • 2º Defina com a equipe a quantidade a ser produzida, junto com isso, verifique os horários que os colaboradores terão que realizar no dia;
  • 3º Verifique atratividades que terão junto com o festival. Nesse ponto entra a decoração e diferenciais que você realizará internamente em seu festival;
  • 4º Defina as formas de divulgação desse festival. Aproveite as mídias sociais para promover essa ação.

Dicas importantes

Trabalhe sua criatividade em cada um dos passos de criação do festival. Por exemplo, ao fazer um festival de pizza você pode preparar uma mesa de exposição na frente do seu balcão habitual, estimulando os clientes a comprarem. Outro exemplo, faça imagens de divulgação e compartilhe em grupos de clientes no WhatsApp, no feed do instagram e facebook. A rádio ainda é um meio de divulgação muito forte no interior, considere fazer divulgação nesse meio também.

Ideias de festivais

  • Festival do pastel
  • Festival do morango
  • Festival da coxinha
  • Festival dos doces
  • Festival do chocolate
  • Festival da sfiha
  • Festival dos salgados
  • Festival de bolos ou pães
  • Festival de rocambole
  • Festival de massas
  • Festival de pizzas
  • Festival das frutas
  • Festival do cachorro quente

Ideia #2 - Inclua novos produtos no mix

Antes de implantar novos produtos, tenha bastante cautela nas primeiras vezes. Você pode fazer pequenas quantidades no começo. Valide se o seu cliente realmente gosta daquele produto.

  • Ondas gastronômicas

Esteja sempre antenado as ondas gastronômicas. É comum surgir algumas tendências de novas receitas por meio de alguma influência como redes sociais, séries de televisão, ondas de “gourmetização de receitas”, entre outros.

Por exemplo, vamos imaginar que no momento está na moda a venda de donuts por influência de uma série de TV. Vale a pena ficar antenado nas tendências, pois são produtos que serão vendidos de qualquer maneira, melhor que seja por você. Lembro que essas tendências podem ser a nível regional ou até mundial.

  • Modificar produtos que você já produz

Outro exemplo de implantação de novos produtos é modificar um produto que você já tem. Por exemplo, eu tenho uma padaria e meu produto carro chefe é o pão de queijo. Posso me arriscar em receitas de pão de queijos recheados, como “pão de queijo c/ calabresa” ou até um “pão de queijo c/ doce de leite”, por que não?

  • Crie novas tendências

Obviamente, com muita cautela, você pode tentar criar novas tendências de produtos. Por exemplo, você tem uma padaria no Paraná e implanta a venda de cuscuz, que é um prato do Nordeste brasileiro. Sendo arrojado dessa maneira, há dois caminhos a se seguir:

  1. Se o seu produto “vingar” você venderá mais e ainda terá um diferencial competitivo com o seu concorrente.
  2. Se a venda não for o esperado, você interrompe a venda e bola pra frente.

Claro que para fazer esse tipo de ação na sua empresa, você terá que “mostrar” esse produto pro seu cliente, e as degustações são um excelente caminho para isso. Vamos falar mais sobre elas no próximo tópico.

Ideia #3 - Faça degustações para os seus produtos

Faça degustações para promover produtos novos que você está implantando em sua padaria. Assim você fará seu cliente experimentar e conhecer esse produto. Se ele for bom, há grande possibilidade de torná-lo um cliente fiel desta novidade.

As amostras não se limitam apenas a novos produtos. Itens com baixo giro também podem ser degustados. Afinal, seu cliente talvez não compre seu produto porque não conhece ele.

Utilize degustações como brindes em entregas delivery. Assim você agrada seu cliente e de quebra, mostra seu produto a ele.

Utilize kits da padaria como premiações para eventuais promoções que venham a ser feitas na sua empresa. Por exemplo, sortear uma cesta de café da manhã no dia das mães.

Ideia #4 - Faça "pacotes" para festas

Você tem uma padaria e é conhecido por seus bolos deliciosos. Quase toda festa de aniversário da cidade você recebe encomendas. Bem, você tem uma oportunidade de fazer um pacote para festas. Cogite a possibilidade de vender salgadinhos e docinhos junto com o bolo. Assim você agrega produtos e aumenta sua venda.

A criatividade nesses casos vai longe. Dependendo do modelo do seu negócio, você pode fazer os pacotes para festas com temáticas de personagens infantis por exemplo. Agregando mais valor ainda ao seu produto.

Por se tratar de um pacote, você pode fazer condições especiais de pagamento para quanto mais volume for comprado pelo cliente.

MAS NEM TUDO SÃO FLORES!!! Lembre-se que festas são eventos de muita importância para a pessoa que está realizando. Se você não entregar o que ela espera, você pode estar dando um “tiro no pé”. Atente-se a:

  • Volume de produtos: Garanta que sua equipe de conta de produzir toda a encomenda;
  • Horário de entrega: Cuide para que a encomenda total seja entregue no horário marcado;
  • Qualidade dos produtos: Qualidade é tudo. Se você caprichar nesse quesito, você vai fidelizar seu cliente e ainda pode trazer novos clientes que estarão na festa e poderão te contratar quando for realizar a deles.

Uma consultoria para quem deseja mais da sua empresa

Ideia #5 - Crie kits

Como os pacotes para festas, os kits são uma forma de aumentar as vendas de seus produtos.

Kits nada mais é que o agrupamento de vários produtos dentro de um, como a famosa “cesta de café da manhã”.

  • Kits sazonais: Há várias datas comemorativas durante o ano como dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, entre outros. Crie kit’s especiais para essas datas. As cestas de café da manhã são um excelente exemplo desses kits. Mas não se limite a isso, use sua criatividade e crie outros kits para as datas comemorativas.
  • Kits empresariais: Muitas empresas realizam eventos e reunião onde tem a tão esperada hora dos comes e bebes. Crie kits de produtos para esses negócios.

É muito importante você ter um cardápio bem elaborado para mostrar esses kits aos seus clientes.

Ideia #6 - Cardápio de produtos

Desenvolver um cardápio de produtos com todos os ingredientes que vão na receita é uma boa estratégia para padarias e confeitarias que trabalham por encomenda. Pois seu cliente pode escolher o produto que ele quer avaliando os ingredientes que ele mais gosta.

Outra vantagem do cardápio é que você pode ter ele no formato online e encaminhar para seus contatos de clientes, aguçando o apetite deles.

Se caber ao seu negócio, ofereça a opção da pessoa montar o seu próprio produto. Por exemplo, você tem uma confeitaria e oferece a opção do cliente escolher quais os ingredientes ele vai querer em seu bolo. Você pode fazer isso com outros produtos também.

Ideia #7 - Faça parcerias

Fazer parcerias com outras empresas pode ser uma fonte para aumentar suas receitas.

Por exemplo, você tem uma padaria e firma uma parceria com uma outra empresa para fornecer todo dia pão, presunto e queijo para o café da manhã de seu parceiro.

Isso seria uma parceria de fornecimento, mas você pode ter outros tipos de parcerias com fornecedores, como exemplo, na sua padaria você faz uma parceria com um fornecedor para revender alguns de seus produtos congelados. Seu fornecedor pode contribuir com:

  • verbas comerciais
  • equipamentos em comodato
  • profissionais especializados para ensinar novas receitas
  • produtos para desgustações

Ideia #8 - Ofereça refeições prontas

Oferecer refeições prontas é uma outra alternativa bem interessante para prosperar sua padaria. Para isso você tem algumas opções.

  • Montar refeições para delivery ou para retirada no balcão

Essa opção é a mais indicada para empresas que estão começando a trabalhar com refeições prontas, pois exige menos custo e você consegue validar a ideia.

Nesse modelo você pode oferecer opções de produtos prontos para o seu cliente ou pode dar a opção de escolha. Por exemplo, vou trabalhar com refeições prontas, posso ter a marmitex padrão que vem arroz, feijão, macarrão e carne e uma outra opção onde o cliente escolhe os produtos.

  • Buffet / Self service

Para esse modelo você precisará disponibilizar mesas para seus clientes se alimentarem no seu próprio estabelecimento.

Você também pode mesclar essas duas formas de refeições prontas e ter mais variedade para seu cliente.

Ideia #9 - Cronograma de lanches

Elabore um cardápio semanal com lanches para serem vendidos. É uma forma muito atrativa de reter clientes e vender mais.

Na prática, determine um dia para cada lanche, por exemplo:

  • Segunda-feira: Sanduíche natural
  • Terça-feira: Esfirra aberta
  • Quarta-feira: Coxinha
  • Quinta-feira: Pastel
  • Sexta-feira: X-Salada
  • Sábado: Monte sua pizza

Esse cronograma deve ser mantido nas semanas posteriores, pois seu cliente saberá que na sua empresa em determinado dia encontrará o produto.

Trabalhe as divulgações internas sobre esse cronograma e também espalhe em suas redes sociais. Crie o hábito no seu cliente.

Trabalhe também com cartão fidelidade, como por exemplo, a cada 10 pastéis, ele ganha um pastel de brinde.

Divulgue o cardápio para empresas ou seus colaboradores. ofereça esses lanches para as refeições. É comum grupos de colaboradores de empresas se reunirem a tarde para pedir lanches, aproveite essa demanda.

Ideia #10 - Produtos fitness, sem glúten e lactose

Uma opção não menos importante é a linha fitness. Existe uma grande tendência desse público atualmente.

Encontre receitas que são tendências no mundo fitness, como produtos low carb e cetogênicos.

É importante trabalhar a divulgação desses produtos, muitas vezes expondo a receita dos produtos, afinal, quem tá com o pensamento fitness, vai verificar se não tem alguns “carbos a mais” em sua receita.

Outro público seleto são as pessoas intolerantes a lactose e glúten. Busque ter produtos que abrangem essas pessoas.

Esses públicos que falamos acima costumam ser clientes fiéis diante das restrições de alimentação e dificuldade de conseguir os produtos que se adequem a sua dieta.

Ideia #11 - Amplo mix de produtos

Uma padaria pode ter o melhor pão da cidade, se ela não tiver um amplo mix de produtos, corre o risco de perder clientes que procuram outros produtos.

A melhor forma de definir o mix ideal de produtos é fazer a "jornada de compra" do cliente em seu estabelecimento. Pense quais produtos ele já levaria por seu habitual, ou seja, seu carro chefe, e também em quais produtos eles levariam por impulso.

Na prática, vamos imaginar que temos uma padaria e o nosso carro chefe é o próprio pão francês.

  1. Você é seu cliente e foi comprar o pão para o café da manhã
  2. Você quer algo para passar ou colocar no pão, então você precisa comprar queijo, presunto, mortadela, doce de leite, maionese…
  3. Você se lembrou só está com um pouco de pó de café, então vai ter que comprar o café, e já aproveitou para comprar chá…
  4. Nada melhor que um doce para agregar o café, não? bolo de fubá, bolo de laranja, bolo de cenoura, cuca alemã, pudim de leite… Caramba, são muitas opções, hoje você levará apenas alguns sonhos de creme, mas amanhã pode levar outros bolos…

Se você é uma pessoa que produz para vender, também pode fazer um exercício semelhante.

Por exemplo, você produz coxinhas para vender porta a porta ou delivery.

  1. Você vai comprar a coxinha
  2. Coxinha chama algo pra beber, você poderia tomar um refri, suco ou água…
  3. Alguns bombons cairiam bem após as coxinhas, vou comprar também.

Viu só como fica simples de determinar um mix de produtos assim? Faça esse exercício constantemente. Crie “perfis” de clientes e refaça o exercício. Por exemplo, cliente fitness, cliente habitual, cliente jovem, cliente adulto, cliente idoso… Enfim, o importante é olhar para sua realidade e o principal: NÃO DEIXAR FALTAR PRODUTOS PARA VENDER AO SEU CLIENTE!

Ideia #12 - Exposição no balcão

O termo “comprar com os olhos” é muito aplicado quando falamos de padaria, confeitaria e alimentos fabricados no geral. Lembre-se que a aparência do produto e como ele está exposto no balcão muitas vezes vai ser determinante para sua compra.

Alguns pontos de exposição que queremos destacar aqui:

  • Arrumação: A organização dos seus produtos no balcão é um dos principais pontos de atenção. Não deixe produtos sobrepostos. Procure deixar cada produto em seu lugar.
  • Jogo de cores: Trabalhar com as cores também é um grande atrativo. Deixar seu balcão muito monótono pode prejudicar a atratividade de seus produtos.
  • Higienização: É um requisito mínimo do mínimo, mas merece ser um ponto de atenção. Afinal, nenhum cliente vai se sentir atraído ao ver um balcão sujo.

Ideia #13 - Pontos extras de exposição

Além do balcão, projete pontos extras para expor seus produtos. Como já falamos nas ideias de festivais, uma simples mesa na frente do balcão já é uma possibilidade a mais de vendas.

Possíveis cenários para exemplos:

  • Tenho uma padaria e coloco uma prateleira na parede ao lado do balcão para expor meus pães caseiros. No modelo self service, o cliente pega seu produto e leva para o caixa. Ressaltei a prateleira com um cartaz falando que todos os itens que estão alí são fresquinhos.
  • Na minha confeitaria, deixei um expositor de vidro do lado do caixa expondo mini-docinhos. O cliente vai pagar seus produtos e muitas vezes compra um brigadeiro “com os olhos”.

Ideia #14 - Qualidade no atendimento

A qualidade do atendimento interfere diretamente nas vendas dos produtos. Vamos colocar alguns pontos de atenção abaixo:

Evite filas

Ninguém gosta de filas, não é? Organize bem sua escala de trabalho para evitar que falte atendentes em horários de picos.

Treinamento de equipe

Invista em treinamentos com sua equipe de produção e de atendimento. Fale com seus fornecedores, muitos deles disponibilizam profissionais para fazer esse tipo de treinamentos.

Trabalhe muito o “bom atendimento”. Atendentes gentis com boa educação irão agradar mais o seu cliente.

Ofereça produtos

Trabalhe junto com seus colaboradores a arte de oferecer mais produtos para seus clientes, mas procure alternativas para não deixar o atendimento “robotizado”.

Por exemplo:

Abordagem 1: Você quer levar um bolo de fubá hoje?

Abordagem 2: Dona Maria, vamos aproveitar e levar um bolinho de fubá para tomar com um cafézinho agora a tarde, que tal?

Qual das duas abordagens você acha que tem mais chance da dona Maria levar o bolo de fubá? Sim, eu também acho que é a 2. Passe essas dicas para seus atendentes.

Pequenas metas para os atendentes

Elabore pequenas metas para os atendentes e escolha alguns produtos para impulsionar.

AGORA É MÃO NA MASSA Aplique hoje essas ideias para sua padaria

Se você chegou até aqui você é guerreiro e quer mudar mesmo o seu negócio! Aproveite todas as ideias e aplique hoje mesmo! Um grande abraço e até mais!

Uma consultoria para quem deseja mais da sua empresa