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O futuro está acontecendo agora: a importância das empresas na era digital

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Atualmente, a presença on-line se tornou praticamente uma questão de sobrevivência para as empresas, e isso vale para todos os setores. Pois, independente do público-alvo, a internet é muito utilizada para o trabalho ou para o lazer.

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Por isso, é muito importante que as empresas comecem a se adequar à Era Digital, que são os avanços tecnológicos da Terceira Revolução Industrial. Foi pensando em ajudar você com essa questão que criamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre a importância de sua empresa estar presente na internet.

Além disso, vamos falar sobre os benefícios que a sua empresa pode ter, bem como formas de inseri-la na era digital. É só acompanhar até o final deste conteúdo que preparamos especialmente para você.

Qual a importância das empresas estarem presentes na internet?

Podemos resumir a importância das empresas estarem presentes na internet em apenas uma palavra: visibilidade. Por exemplo, suponhamos que você possui uma empresa pequena, e a empresa concorrente faz investimentos milionários em marketing digital.

Como você poderá garantir que a sua empresa continue funcionando? Simples: sendo visto. Para isso, a sua empresa precisa estar visível na internet.

Por isso, independente dos produtos ou serviços que a sua empresa oferece, é preciso que ela tenha visibilidade o suficiente para ser escolhida como uma opção. Por exemplo, se você está procurando por hamburguerias, quais são os resultados que aparecem no Google?

É muito importante que a sua empresa esteja nesses resultados, e de preferência, na primeira página. Ou seja, a importância da sua empresa estar presente na internet é simplesmente pelo fato de que, caso ela não esteja, vai ser muito mais difícil enfrentar a concorrência.

Em números, são 155,7 milhões de pessoas no Brasil que possuem conexão com a internet, isso significa que há 242 milhões de smartphones em uso. Ou seja, o seu público-alvo muito provavelmente possui acesso à internet e a utiliza todos os dias por meio de um smartphone.

Além disso, é muito fácil encontrar o seu público-alvo nas seguintes redes sociais:

  • WhatsApp - 165 milhões de usuários;
  • Instagram - 122 milhões de usuários;
  • Facebook - 116 milhões de usuários ativos;
  • Youtube - 138 milhões de usuários;
  • TikTok - 73,5 milhões de usuários.

Os benefícios que sua empresa pode ter ao estar presente na internet

Já explicamos um pouco sobre a importância da sua empresa estar presente na internet. Então vamos explicar também sobre os benefícios que a sua empresa pode ter ao estar presente na internet.

Marketing com baixo investimento

Até poucos anos atrás, era muito comum se fazer o marketing das empresas colocando anúncios em revistas, jornais, carros de som, etc. E podemos afirmar que era bastante custoso se fazer esse tipo de marketing.

Por outro lado, o marketing digital de pequenas e médias empresas pode ser feito com baixo investimento, que mesmo sendo “baratos”, dão resultados. E sabe o motivo para isso?

É muito mais fácil fazer com que as pessoas saibam da sua empresa apenas utilizando as redes sociais. Por exemplo, se você atua apenas em sua cidade, limitar os anúncios apenas para ela terá um custo bem abaixo do que mostrar o anúncio para toda a região.

Porém, é possível que todas as pessoas da cidade vejam o seu anúncio e saibam dos produtos ou serviços que a sua empresa oferece. Ou seja, supondo que a sua cidade possui 50 mil habitantes, sendo que 30 mil estão dentro do seu público-alvo, é possível mostrar sua empresa para 30 mil pessoas.

E o mais importante é que: com baixo investimento, você já consegue aumentar a visibilidade da sua empresa. Com isso, é possível até mesmo competir com empresas de grande porte, tudo isso apenas utilizando as redes sociais para fazer o marketing da sua empresa.

Disponibilidade 24 horas por dia

Ao estar presente na internet, a sua empresa estará disponível 24 horas por dia, seja para consulta de informações como endereço ou até mesmo para vendas. Por exemplo, se a sua empresa possui uma loja virtual, é possível efetuar compras mesmo que a sua loja física só fique aberta em horário comercial.

Além disso, é possível que a sua empresa continue vendendo 24 horas por dia, mesmo sem uma loja virtual. Isso é feito por meio de uma ferramenta conhecida como chatbot, que nada mais é do que um robô programado para efetuar vendas, mesmo quando sua loja está fechada.

Dessa forma, se seu cliente se esqueceu de fazer o pedido enquanto você estava atendendo, basta entrar em contato com o seu atendimento, no qual o bot ajuda o cliente a efetuar a compra.

Outro benefício de estar presente nas redes sociais ou mesmo no Google é a facilidade com que seus clientes possam encontrar informações como:

  • Endereço da loja física;
  • Horário de atendimento;
  • Contatos;
  • Quais os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa;
  • Qual a classificação que antigos clientes deram para a sua empresa, entre outros.

Por isso, mesmo que você não possua uma loja virtual ou um chatbot, o seu cliente pode se programar para ir até o seu endereço nos horários que você está atendendo.

Aumenta a credibilidade da sua marca

Atualmente, é possível definir se uma marca é confiável ou não apenas ao olhar as redes sociais. Por exemplo, você está procurando por um determinado produto ou serviço, e determinada empresa oferece exatamente o que você está procurando.

Porém, a empresa não está presente nas redes sociais. O que você faz nesses casos?

Em geral, se você está acostumado a fazer compras on-line, vai acabar desistindo de efetuar a compra. Isso acontece porque se tornou tão comum que as empresas tenham redes sociais ativas que, caso elas não tenham, você acaba por achar que é algum tipo de golpe.

E, mesmo que não seja um golpe, você geralmente vai dar preferência para empresas que possuem mais visibilidade on-line, não é mesmo? E é exatamente por isso que ter a sua empresa presente na internet é tão importante, para não acabar perdendo possíveis clientes.

Amplia as opções de contato com clientes

Outro benefício de ter a sua empresa presente na internet é que você amplia as opções de contato com seus clientes. E isso vale principalmente para empresas que ainda fazem o atendimento principalmente por telefone ou e-mail.

Além de tornar o atendimento mais lento, você só vai poder atender uma pessoa por vez, principalmente no caso de atendimento por telefone. Agora, ao utilizar as redes sociais ou mesmo um atendimento por chat no site da sua marca, é possível facilitar o atendimento e atender mais de uma pessoa por vez.

Além disso, é muito mais fácil atender o seu cliente em locais em que ele já está ativo, como por exemplo no WhatsApp, Facebook ou Instagram. Isso porque, além de não precisar esperar na fila do atendimento, seu cliente não vai precisar fazer o download de outro aplicativo para conseguir ser atendido.

E isso é algo que melhora bastante a experiência do cliente, aumentando a satisfação dele com a sua empresa.

Sua marca se torna autoridade no assunto

Por exemplo, vamos supor que a sua empresa forneça serviços para outras empresas. Se você possui um site completo, como um blog com conteúdos ricos para essas empresas interessadas em seus serviços, você se torna autoridade no assunto.

Por exemplo, sua empresa presta serviços de limpeza profissional de carpetes e cortinas empresariais. No seu site, é preciso ter informações ricas, como por exemplo:

  • Os motivos para contratar pessoal especializado para a limpeza dos carpetes;
  • A frequência com que essa limpeza precisa ser feita;
  • Quanto custa em média a limpeza e quanto tempo demora para ser feita;
  • Quais os riscos de não fazer uma limpeza profissional nos carpetes da empresa;
  • Quais os tipos de ácaros e bactérias podem ser encontrados em carpetes que não são limpos com a devida frequência, entre outros.

Dessa forma, você mostra que a sua empresa sabe o que está fazendo e se torna uma referência, aumentando ainda mais a credibilidade da sua marca.

Uma consultoria para quem deseja mais da sua empresa.

Todas as empresas podem estar no mundo digital?

Sim, todas as empresas podem estar no mundo digital, tanto empresas que prestam atendimentos e serviços para outras empresas quanto para o consumidor final. Portanto, independentemente do seu segmento, é preciso que a sua marca tenha visibilidade para conseguir clientes.

E é por isso que a presença no mundo digital é tão importante e vale desde microempresas até empresas de grande porte. Por isso, vamos explicar a seguir como você pode começar a preparar a sua empresa para estar no mundo digital.

Como preparar a sua empresa para a era digital

Preparar a sua empresa para a era digital pode parecer um grande desafio. Porém, com um pouco de planejamento e uma estratégia bem definida, é possível deixar a sua empresa pronta para qualquer desafio.

Tenha um orçamento definido

O primeiro passo para preparar a sua empresa para a era digital é ter um orçamento definido. Para isso, é preciso analisar:

  • O que é preciso para a sua empresa pronta para os novos desafios: ferramentas, integração entre os departamentos, sistemas de gestão automatizados, entre outros;
  • Qual o tamanho da equipe que será necessária para criar e implantar essas inovações;
  • Quais são as estratégias de marketing utilizadas e qual será o custo;
  • Qual será o custo de investir em capacitação da equipe.

Dessa forma, é possível que você prepare a sua empresa para a era digital sem precisar se preocupar com o orçamento, uma vez que ele foi a primeira etapa a ser definida.

Utilize as redes sociais

Uma das formas mais simples de preparar a sua empresa para a era digital é utilizar as redes sociais. Isso porque, de fácil manutenção e baixo custo, é possível ter bons resultados apenas utilizando as redes sociais.

Porém, para utilizar as redes sociais é preciso tomar alguns cuidados, como:

  • Encontrar a rede social mais utilizada pelo seu público-alvo;
  • Coloque todos os dados da sua empresa para que seus clientes saibam que se trata da sua empresa e não de uma conta fake;
  • Faça postagens regulares, com conteúdos relevantes e que atraiam a atenção dos seus clientes;
  • Utilize o logo da sua empresa e marcas d’água para evitar que seu conteúdo seja utilizado por outras pessoas;
  • Criar anúncios específicos para atrair a atenção do seu público-alvo, e delimitar os anúncios para a sua área de atuação.

Tenha uma equipe de inovação

Contar com uma equipe especializada em inovação vai ser de grande ajuda na hora de preparar a sua empresa para a era digital. Por isso, criar uma equipe pensando justamente em deixar a sua empresa visível na internet e nas redes sociais é essencial para os próximos passos.

Isso porque, como gestor, você muito provavelmente já faz várias tarefas, o que dificulta na hora de inovar na empresa. Porém, com uma equipe capacitada para isso, você pode continuar gerindo a sua empresa e implementando as inovações propostas.

Com isso, pouco a pouco é possível ter a sua empresa totalmente preparada para lidar com os desafios da era digital e se destacar no mercado em que atua.

Capacite os colaboradores

A capacitação dos colaboradores é essencial para que você possa preparar a sua empresa para a era digital e que as inovações sejam utilizadas. Por exemplo, imagine a situação: sua equipe de inovação criou um software de gestão que integra todos os departamentos.

Porém, se a sua equipe não souber utilizar esse software, de que serviu a inovação criada?

Por isso, é muito importante que, além das inovações serem implantadas na sua empresa, é preciso que sua equipe saiba tirar proveito da tecnologia.

Dessa forma, além de ter uma empresa preparada para os crescentes avanços na tecnologia, você vai ter uma equipe capaz de resolver qualquer tipo de problema de forma prática e eficiente.

Faça testes antes de implantar as inovações

Se você quer automatizar os processos na sua empresa, independentemente de quais forem, é preciso testar as inovações antes de implantar. Com isso, você reduz a ocorrência de falhas, que podem prejudicar toda a produtividade de um determinado setor na sua empresa.

Além disso, com os testes, é possível saber de antemão se a integração com os outros processos está funcionando corretamente. Dessa forma, você evita problemas como investir em inovações que não funcionam na prática ou que não estão funcionando como deveriam.

Com isso, você garante que, após a implantação, tudo estará funcionando como deveria.

Tenha a mente aberta para as inovações

Como gestor da sua empresa, você precisa ter a mente aberta para as inovações. Ou seja, não adianta querer a sua empresa na era digital e não estar disposto a mudar processos para isso.

Por isso, esteja sempre pronto para ouvir a opinião de outros profissionais a respeito de determinado processo que precise de alterações. Isso porque, mesmo que esteja funcionando corretamente, os processos podem estar ultrapassados e não serem o suficiente para atender as necessidades atuais.

Além disso, com a presença da sua marca na internet, é preciso que a sua empresa também esteja preparada para lidar com uma demanda ainda maior. E com isso, os processos utilizados atualmente não serão o suficiente.

Minha empresa deve estar no Google Business?

Sim, a sua empresa deve estar no Google Business, pois, além de ser uma ferramenta gratuita, é a forma mais prática de fazer com que a sua empresa seja vista. Isso acontece porque quando precisamos buscar qualquer item na internet, geralmente utilizamos o Google, não é mesmo?

E isso vale para 99% de todas as buscas feitas na internet por brasileiros, sendo um total de 4,5 bilhões de buscas mensais. Por isso, para garantir a visibilidade da sua empresa de forma fácil e gratuita, basta criar o perfil da sua empresa no Google Business.

Além disso, por meio do Google Business, é possível por exemplo, saber como as pessoas encontraram a sua empresa, além de dados como:

  • Quantas pessoas ligaram para o número de telefone informado no Google Business;
  • Quantas pessoas viram a sua empresa na pesquisa do Google;
  • Quais as palavras-chave utilizadas para encontrar a sua empresa;
  • Quantas pessoas entraram no Google Maps para saber como chegar até a sua empresa, entre outros.

Ou seja, o Google Business é o primeiro passo de toda empresa que quer aumentar a sua visibilidade na internet.

Motivos pelos quais a sua empresa deve estar na internet

Agora você já sabe mais sobre os benefícios de estar presente na internet e como preparar a sua empresa para a era digital. Por isso, vamos explicar também os motivos pelos quais a sua empresa deve estar na internet.

Dessa forma, você pode entender ainda mais sobre o assunto e começar a preparar a sua empresa para os novos desafios do mercado.

Presença digital e valorização da marca

Em alguns casos, as redes sociais não servem diretamente para efetuar uma venda, como por exemplo o perfil da sua empresa no Instagram. Porém, é importante ter esse perfil pois ele impacta na presença digital da sua marca.

A presença digital é, de forma resumida, a forma que a sua empresa se posiciona nas redes sociais e influencia diretamente a imagem da sua empresa no mercado. Ou seja, é por meio das redes sociais que você interage de forma mais direta com os consumidores, e onde eles criam uma relação com a sua marca.

Por isso, mesmo que não efetue uma venda diretamente, a pessoa que interage com a sua marca nas redes sociais tem chances maiores de comprar seus produtos ou serviços.

Isso acontece porque, com as publicações da sua empresa, você mostra qual problema daquele cliente o seu produto ou serviço resolve. Com isso, mesmo que ele não efetue a compra imediatamente, vai saber que a sua empresa é confiável e pode efetuar a compra no futuro.

A valorização da marca é a forma com que o mercado enxerga a sua marca, e isso vale tanto para outras empresas quanto para seus consumidores. A valorização da marca acontece como uma consequência da presença digital da sua marca.

Ou seja, a forma como você se posiciona é o que define se você terá uma valorização da marca ou não.

Facilidade em atrair novos clientes

Você provavelmente já deve ter ouvido o ditado “quem não é visto não é lembrado”, não é mesmo? E isso se aplica para empresas sem presença digital.

Por isso, com a sua empresa presente na internet, fica mais fácil atrair novos clientes. Por exemplo, você já passou na frente de um local na sua cidade que nem ao menos sabia que existia, como um restaurante ou uma loja?

Se a resposta for sim, saiba que isso acontece com muita gente, justamente porque as empresas não têm presença digital. Por isso, para evitar que a sua empresa caia no esquecimento e consiga atrair novos clientes, é essencial que a sua empresa esteja presente na internet.

Gera valor para o seu produto ou serviço

Gerar valor para o seu produto ou serviço é o que determina se você vai conseguir efetuar uma venda ou não. Por isso, ao ter presença na internet, que pode ser desde apenas página nas redes sociais até um site completo, você gera valor para o produto ou serviço que oferece.

Além disso, quanto mais completas forem as informações que você mostrar, maior será essa valorização. Ou seja, crie conteúdos ricos, que mostram o tipo de serviço ou produto que a sua empresa oferece, além dos diferenciais que a sua empresa possui no mercado.

Com esses diferenciais, você destaca a sua marca e ainda gera valor para a sua empresa e seus produtos.

Possibilidade de fazer estratégias para alcançar seu público-alvo

Por último, outro motivo pelo qual a sua empresa precisa estar na internet é justamente criar estratégias específicas para o seu público-alvo. Por exemplo, se os seus clientes têm em média 30 anos de idade, é preciso criar estratégias para esse público, especificamente.

Além disso, é preciso escolher a melhor opção de rede social para se publicar esses conteúdos, uma vez que cada faixa etária utiliza mais uma rede social do que outra. Com isso, você cria estratégias eficientes que vão alcançar especificamente o seu público-alvo, aumentando as suas vendas.

Agora você já sabe tudo o que precisa sobre a importância de ter a sua empresa na internet para se adequar à era digital. Por isso, agora você precisa preparar a sua empresa para estar apta para os novos desafios.

Uma consultoria para quem deseja mais da sua empresa.